O mercado da arte é muito amplo com diversas vertentes. Desde a venda entre Artista e Colecionador, também entre Artista e Marchand, Marchand e Curador, Curador e Leiloeiro e por fim Leiloeiro e Colecionador.
Com isso também há algumas funções que são descritas por cada um definindo os fluxos e rumos de um artista emergente ao seu estrelato.
Vamos desmembrar cada um dos mercados e suas funções da forma mais simples possível mostrando cada um em seus respectivos níveis e como são tratados pelo mercado da arte:
No mercado primário a obra do artista sai direto do seu ateliêr para o consumo. Costuma ser tratado com a venda direta ao colecionador(ou curador, marchand e galeria, salvos casos diretamente a leilões).
Neste nível o próprio artista exerce todas as suas funções desde o princípio da negociação, fazendo o trabalho sem intermediários.
Pelo mercado secundário a obra do artista já está passando por transição. Sendo revendida há um valor um maior do que no Mercado primário. Algumas vezes o mercado secundário pede ao artista suas obra em consignação a fim de retornar o investimento através de comissionamento.
A Galeria é uma instituição de apoio ao artista para seu crescimento e carreira. Normalmente se torna a intermediária entre o mercado primário e o propriamente secundário.
O Marchand e Curador costumam dividir suas funções, podendo uma pessoa atuar como ambos com desenvolvimento de exposições, ajudando na divulgação do artista(também função da Galeria) e posteriormente venda direta para outras instituições ou cliente(colecionador).
Já na sua terceira fase, a obra é repassada para casas de leilão em busca de valores extraordinários, mas já sem retorno de valor financeiro relativo ao artista(dependendo dos termos solicitados entre o mercado primário e secundário, pode-se ter retorno sobre esse tipo de negociação), tornando-o superstar quando atingir a progressão de venda do leilão.
Casas leiloeiras costumam ser um mercado mais intenso e altas negociações das obras, sua maior parte de frequentadores são investidores, banqueiros e empresários de alto calão. Também existem leilões mais acessíveis voltados para os mercados primário e secundário.
Na Galeria Binaria, a atuação está em ambos os mercados. No secundário: sendo o hub de divulgação e crescimento da carreira do artista e no primário sua vitrine para negociações através diretas com colecionadores ou atores dos outros dois mercados.
Cadastre seu e-mail e receba novidades mensais da Binaria diretamente por e-mail!