Sou natural de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil e graduei-me em Artes Visuais na Universidade FEEVALE, na mesma cidade. Foi em Novo Hamburgo que iniciei minhas pesquisas e experiências artísticas.
Profissionalmente minha carreira foi marcada por um intenso e gratificante trabalho em Arte Educação, como coordenadora e orientadora do departamento de artes da Escola Viva Arte Expressão, em São Paulo, SP, Brasil.
Por quase três décadas à frente desse projeto, viabilizei práticas de aprendizado nas linguagens das Artes Visuais, da Dança, do Circo e da Música, para crianças, adolescentes e adultos.
A arte como linguagem expressiva tem sido um valor que acompanha minha trajetória como artista e educadora.
Integro o Coletivo Casa 345, em SP, grupo comprometido em ensinar e compartilhar arte. Nesse grupo encontro parceria e apoio para realizar meus processos criativos e, esporadicamente, desenvolvo cursos e oficinas.
Atualmente vivo em Gramado, RS, e passo parte do meu tempo entre São Paulo, SP e Raleigh, NC, EUA, onde faço parte de alguns grupos de estudo. Minhas pesquisas e trabalhos em artes visuais são desenvolvidos em meu próprio atelier.
Meu trabalho surge pela necessidade de trazer à tona um conteúdo simbólico que não é possível traduzir em palavras.
É na pintura com acrílica, aquarela e, na integração entre colagem, fotografia, pintura e desenho, que encontro recursos para expressar minha forma de ver e estar no mundo. Cores, gestos, texturas e formas são os elementos visuais que me instigam.
Minha pesquisa transita entre a construção e a desconstrução, entre o conforto e o desconforto, estimulando a reflexão sobre o que nos foi dado a ser/fazer e o que, de fato, somos/fazemos.
Sugere assim, uma ruptura na forma estereotipada como, por muitas vezes, concebemos e olhamos para a pintura e para nós mesmos.
Contatos: www.leilabohnarts.com
Apoie o artista! Compartilhe!
Cadastre seu e-mail e receba novidades mensais da Binaria diretamente por e-mail!