Já imaginou alguma vez passar em frente a um prédio e ser abordado por uma pessoa na porta pedindo qualquer tipo de arte, podendo ser até uma fotografia amassada e surrada, um guardanapo desenhado ou até um quadro encontrado na rua?
Antes de falarmos sobre a mostra em si, vamos conhecer o responsável pela façanha, o Curador Walter Hopps.
Walter Hopps foi um curador da costa oeste dos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia em uma época em que grande parte da arte moderna e abstrata estavam concentrados em Nova Iorque e proprietário de duas Galerias: A Syndell Studio, especializada em artistas que viviam em seus arredores e a Ferus Gallery, conhecida por realizar a primeira mostra de Andy Warhol na Califórnia com suas 32 latas de sopa Campbell.
Seu currículo é bem vasto e conta com grandes nomes como Rothko, Duchamp, entre outros, e seus críticos mais fervorosos foram Clement Greenberg, conhecido por trabalhar diretamente com Pollock e Harold Rosenberg sobre De Kooning e Franz Kline.
Por conta da sua formação em bacteriologia, Hopps partiu do ponto em que uma bactéria pode sobreviver em condições adversas por 36 horas, daí apresentou uma proposta de exposição para um espaço independente chamado MOTA - ou Museu de Arte Temporária em Washington D.C. Um prédio de 5 andares, sendo que apenas os 2 primeiros eram utilizados para exposições.
Hopps perguntou ao proprietário se poderia utilizar o espaço em sua totalidade, e ele respondeu: Mas só utilizamos 2. E Hopps retruca: Se você disser que vai montar uma exposição em que todos podem trazer algo para ser exposto, as pessoas virão. Não havendo mais indagação, convidou alguns assistentes e realizou uma limpeza nos três últimos andares, ficando com toda totalidade do MOTA para seu projeto.
A segunda etapa agora é conseguir pessoas para expor - artistas ou não.
Para isso realizou a impressão de alguns banners e panfletos convidando qualquer pessoa, artista ou não de qualquer expressão e médium para apenas entrar no local, pendurar sua obra e aguardar a abertura.
Essa iniciativa levou um total de mais de 450 obras, sendo um grande sucesso e a maioria dos expositores eram artistas, de fato.
Por conta do sucesso que foi tamanho projeto com curta duração, projeto similares começaram a aparecer com uma proposta de Aqui e Agora variando desde coletivos, artistas individuais ou qualquer outra forma de manifestação artística.
O MOTA, foi encerrado em 1982 e a mostra 36 horas foi inteiramente catalogada e gravada em vídeo, mas infelizmente todos os documentos referentes ao feito hoje em dia são de propriedade do Smithsonian Institute e não estão disponíveis para consulta no acervo online.
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